Mercedes-Benz GLA Forum banner

Código P06DA00 (válvula da bomba de óleo localizada dentro do cárter do motor)

6 reading
150K views 47 replies 23 participants last post by  GTKim  
#1 ·
Nas últimas duas semanas, o carro tem tentado chamar minha atenção. Levei-o para a revisão e o código que eles puxaram foi P06DA00. Este DTC está se referindo à válvula da bomba de óleo localizada dentro do cárter do motor. Alguém mais já lidou com isso?

#2 ·
Eu não lidei com isso no GLA, mas em alguns outros veículos ao longo dos anos. Contaminação por óleo e/ou uma "tubo de captação" da válvula do filtro defeituoso são os culpados típicos.

Há uma razão pela qual @Wayne, eu e muitos outros trocamos o óleo/filtro com mais frequência do que na lista de verificação de manutenção da Benz. ;)

Mas também, se você costuma andar em pista ou de outra forma dirigir seu AMG de forma esportiva, especialmente com muitas curvas agressivas, o cárter pode ficar sem óleo em um determinado ponto e ingerir mais facilmente contaminantes. Tenho certeza de que @Wayne agora discutirá as vantagens físicas de um "cárter seco" Porsche, para o qual ele é muito qualificado. :)

#5 ·
O carro está funcionando perfeitamente, além do show de luzes no display. Sem dias de pista, sem passeios de montanha, nada que tenha contribuído para qualquer forma de falta de óleo. Meu mecânico acabou de me enviar um orçamento de quase US$ 1.800 para substituir um sensor de US$ 15. É tudo mão de obra. Ajuda!

Este é um vídeo que encontrei do mesmo código e reparo em um CLA45 '16. Não precisa soltar o subchassi no CLA como no GLA.

#6 ·
Ok, aqui está a minha história com o código…

Fui ao meu indi para verificação do meu código PCV (P052E) e eles também encontraram este código P06DA00, o que foi um pouco surpreendente porque eu não o vi quando digitalizei o carro, mas também tenho apenas um scanner obd2 bastante padrão/barato.

Indi disse para ir ao concessionário para PCV e o concessionário verificou duplamente o 06DA e orçou cerca de $1500 ou um pouco mais se eu me lembro bem e eu já ia estar lá por mais de $2k para PCV.. Pesquisei online e encontrei o outro tópico nestes fóruns sobre isso em que você também postou.. Li o boletim Xentry que dizia para potencialmente ignorá-lo e vi que era para motores m274, mas apenas arrisquei que fosse o mesmo para o m133 porque, honestamente, eu não queria gastar quase $4k de uma vez no concessionário para reparos.

Eu dirigi por cerca de 18 meses e 20.000 milhas desde quando soube disso até que troquei o carro e não tive nenhum problema de dirigibilidade, nenhuma luz no painel, dirigi o carro com bastante força no geral e até o levei para autocross algumas vezes nesse tempo/quilometragem. Se eu não tivesse o problema do PCV para ter o carro digitalizado adequadamente, nunca saberia que estava lá. Não me cite, mas pelo que entendi de tudo isso é que se a peça falhar, ela 'falha aberta', então, em última análise, há chance de lubrificação excessiva, mas não falta de lubrificação… ter todos esses problemas elétricos que parecem gremlins em cima disso, honestamente, parece estranho para mim pelo que eu experimentei.

#22 ·
Ok, aqui está a minha história com o código…

Fui ao meu mecânico para verificar o meu código PCV (P052E) e eles também encontraram este código P06DA00, o que foi um pouco surpreendente porque eu não o vi quando digitalizei o carro, mas também tenho apenas um scanner obd2 bastante padrão/barato.

O mecânico disse para ir ao concessionário para o PCV e o concessionário verificou duplamente o 06DA e orçou cerca de $1500 ou um pouco mais, se me lembro bem, e eu já ia estar lá por mais de $2000 para o PCV... Pesquisei online e encontrei o outro tópico nestes fóruns sobre isso em que você também postou... Li o boletim Xentry que dizia para potencialmente ignorá-lo e vi que era para motores m274, mas apenas arrisquei que fosse o mesmo para o m133 porque, honestamente, eu não queria gastar quase $4000 de uma vez no concessionário para reparos.

Eu dirigi por cerca de 18 meses e 20.000 milhas desde que soube disso até que troquei o carro e não tive nenhum problema de dirigibilidade, nenhuma luz no painel, dirigi o carro com bastante força no geral e até o levei para autocross algumas vezes nesse tempo/quilometragem. Se eu não tivesse o problema do PCV para escanear o carro adequadamente, nunca saberia que ele estava lá. Não me cite, mas pelo que entendi, se a peça falhar, ela 'falha aberta', então, em última análise, há chance de lubrificação excessiva, mas não falta de lubrificação... ter todos os que parecem ser problemas elétricos, honestamente, parece estranho para mim, pelo que eu experimentei
Eu tenho exatamente o mesmo código de erro que você, eu possuo um W176 2016 e começou com P052E e então esse código desapareceu e depois de uma troca da carcaça do termostato eu recebi o código P06DA00. estranho que os códigos de erro possam ir e vir. a questão é se você deve ignorá-lo e dirigir até que ele diga o contrário

#8 ·
Obrigado youseh. Parece que pesquisamos em muitos dos mesmos lugares. Motor e ECU diferentes. Semelhanças interessantes, no entanto.

Então parece que minha única opção é agarrar meus tornozelos e pagar por isso. Tive quase 100.000 milhas sem problemas entre dois GLA45, então acho que estava atrasado. Teria sido bom se a MBZ tivesse apresentado um TSB ou um recall. Eles redesenharam a própria peça. Se isso não é o OEM reconhecendo um erro de design, eu não sei o que é.

#9 ·
Obrigado youseh. Parece que pesquisamos em muitos dos mesmos lugares. Motor e ECU diferentes. Semelhanças interessantes, no entanto.

Então parece que minha única opção é agarrar meus tornozelos e pagar por isso. Tive quase 100.000 milhas sem problemas entre dois GLA45, então acho que estava atrasado. Teria sido bom se a MBZ tivesse apresentado um TSB ou recall. Eles redesenharam a própria peça. Se isso não é o OEM reconhecendo um erro de design, não sei o que é.
Ah sim, eles definitivamente reconheceram abertamente, mas lavaram as mãos disso via carta tsb dizendo que não era um problema. O que parece não ser, porque quem sabe há quanto tempo temos isso armazenado. Eu poderia ter comprado o meu com isso, por tudo que sei, não digitalizei na época. Acho que suas opções são ignorar como muitos fizeram ou pagar para consertá-lo com a peça atualizada para sua tranquilidade.

Antes da peça redesenhada, parecia que quando as pessoas consertavam, ela voltava 6 meses depois. (olhei para postagens no fórum mbworld e li que isso aconteceu algumas vezes)

#14 ·
Muitas postagens em outros fóruns sobre isso. Há uma discussão no MBWORLD que argumenta que a falha é realmente benéfica, pois desativa a configuração de pressão de óleo reduzida na bomba de óleo de 2 estágios, que deve estar normalmente aberta. Somente quando o carro está funcionando, a pressão do óleo é reduzida abaixo de 3500 rpm. O uso de bombas de óleo de 2 estágios não é exclusivo da Mercedes e é apenas uma dessas coisas usadas para reduzir o consumo de combustível, assim como o recurso start/stop.

#15 ·

#16 ·
Olá pessoal, então eu visitei a oficina para fazer a revisão do meu carro e eles encontraram este erro p06da00. Depois de pesquisar no Google, descobri que preciso substituir o chicote elétrico do adaptador da bomba de óleo, que custa cerca de (20 euros), mas pelo trabalho eles cobraram uma fortuna, também li que esse problema está mais relacionado aos motores da classe AMG? Nós dirigimos um GLA 1595 cm3 115 KW Gasolina. Então, esse erro pode estar relacionado ao meu motor ou eles só querem me cobrar a mais por nada?

#17 ·
Tenho um merc cla 250 de 2016, o carro parou de funcionar em três ocasiões, de forma muito intermitente ao longo de alguns meses e teve que ser reiniciado. Levei o carro à minha oficina local (com muita experiência em problemas elétricos). Ele executou o diagnóstico e o código P06DA00 apareceu. Li o tópico acima e enviei um link para ele. Agendei o carro, mas está lotado até a próxima semana. Minha pergunta é: tudo bem continuar dirigindo o carro até que ele seja consertado ou posso causar algum dano ao motor? Vi acima que as pessoas têm andado com essa falha, sem problemas. Obrigado antecipadamente Dave

#18 ·
Eu tenho a mesma falha, eu tenho um 2016 e uso o BlueDriver como leitor de ECU, e ele tem informações de crowdsourcing sobre as frequências dos códigos. Diz que é uma falha extremamente comum. Com algumas correções frequentemente relatadas de: solenóide da bomba de óleo do motor substituído; chicote elétrico do solenóide da bomba de óleo do motor reparado ou substituído. @JettaRed .. Acho que sua avaliação faz muito sentido... Não estou perdendo o sono por isso. Eu também tenho uma bateria auxiliar de partida e parada descarregada e estou colocando-a na mesma categoria...:sneaky:

#19 · (Edited)
Agarrei meus tornozelos e mandei meu mecânico substituir a válvula defeituosa da bomba de óleo esta semana. Os piores US$ 2.000 que já gastei. Peguei o carro e nem cheguei a um quilômetro antes que o painel acendesse novamente. Levei-o de volta imediatamente, deixei o carro ligado para que eles pudessem ver o painel e entreguei as chaves.

Antes de pegar o carro, meu mecânico me disse que eles encontraram mais dois códigos de falha além de P06DA00...

• U1457 sinal atual do nível de combustível da unidade SAM traseira intermitente
  • P2610 Desempenho do temporizador de desligamento do motor ECM/PCM

Enquanto eu esperava, furioso, eles escanearam o carro novamente. A boa notícia é que P06DA00 e P2610 não voltaram. A má notícia é que o código de falha U1457 voltou. Agora eu sei o que está causando tudo isso. Que pena que estou sem dinheiro.

#20 ·
ATUALIZAÇÃO: O problema foi RESOLVIDO e todos os códigos foram limpos! Diferentes dispositivos e sistemas não estavam se comunicando corretamente porque a rede CAN estava com falha. Foto abaixo.

A oficina que diagnosticou o problema e o consertou é de propriedade de um técnico mestre da Mercedes. Sem motivos para eu levar o carro a qualquer outro lugar agora. Parece que meu antigo mecânico basicamente gastou US$ 3 mil do meu dinheiro (e queria gastar mais) consertando códigos de erro aleatórios um por um, em vez de tentar descobrir o que realmente estava acontecendo. Nunca mais. Uma lição cara aprendida.

#23 ·
Eu tinha o mesmo código: P06DA00: Circuito de controle da pressão do óleo do motor, o carro andava muito bem. Levei o carro a uma oficina, ele cobrou 120$ só pela diagnose, e disse que eu precisava substituir a bomba de óleo e o chicote do atuador. E isso vai custar 2700$ (incluindo impostos, peças e mão de obra). Tenho a sensação de que eles estão mentindo, e não deveria ser tanto assim....é possível que com esse código precise substituir a bomba de óleo e o chicote do atuador?? por favor, ajude

#24 ·
Não conserte, a menos que você tenha código relacionado e CEL. É um problema comum e a MB disse que não há necessidade de consertar. A válvula de controle da pressão do óleo reduz a pressão do óleo, se necessário. O fio deve ser cortado para que a pressão seja total o tempo todo. Sem problemas com lubrificação total do óleo. Consumo de combustível um pouco maior, se você puder sentir ou medir. Eu vi isso em um comentário do YouTube. Esta peça não é essencial para o bom funcionamento do motor. Existe um boletim técnico da MB onde eles dizem para ignorar, desde que não haja outro código do motor. Esta válvula reduz a pressão do óleo mesmo quando está funcionando corretamente. Pode causar mais danos do que benefícios.

#29 ·
Não conserte, a menos que você tenha código relacionado e CEL. É um problema comum e a MB disse que não há necessidade de consertar. A válvula de controle de pressão de óleo reduz a pressão do óleo, se necessário. O fio deve ser cortado para que a pressão seja total o tempo todo. Nenhum problema com lubrificação total do óleo. Consumo de combustível um pouco maior, se você puder sentir ou medir. Eu vi isso em um comentário do YouTube. Esta peça não é essencial para o bom funcionamento do motor. Existe um boletim técnico da MB onde eles dizem para ignorar, desde que não haja outro código do motor. Esta válvula reduz a pressão do óleo mesmo quando está funcionando corretamente. Pode causar mais danos do que benefícios.
Eu rodei cerca de 150.000 km com este erro da válvula de óleo. Nenhum problema ainda. Apenas um ligeiro aumento no consumo de combustível. Então, se você tiver, deixe-o em paz. Economize seu dinheiro.

#26 ·
20.000 milhas no meu GLA. Eu presumo que tenho o M260. Recebi o temido código de erro P06DA00. Fio ou válvula ruim dentro do cárter de óleo. As peças são muito baratas, mas o código do revendedor para substituir é $3000. Parece que o culpado comum é o pedaço curto de fio.

1) Se a válvula reduz a pressão do óleo em certos pontos de RMP, por que é fundamental consertá-la?

2) Quão difícil é remover (e substituir) o cárter de óleo. Não consigo encontrar nenhum vídeo sobre isso.

3) Alguém já fez este reparo no estilo DIY?

OBRIGADO!

#27 ·
20.000 milhas no meu GLA. Eu presumo que tenho o M260. Recebi o temido código de erro P06DA00. Fio ou válvula ruim dentro do cárter de óleo. As peças são muito baratas, mas o código do revendedor para substituir é $3000. Parece que o culpado comum é o pedaço curto de fio.

1) Se a válvula reduz a pressão do óleo em certos pontos de RMP, por que é fundamental consertá-la?

2) Quão difícil é remover (e substituir) o cárter de óleo. Não consigo encontrar nenhum vídeo sobre isso.

3) Alguém já fez este reparo no estilo DIY?

OBRIGADO!
1) Não conserte. Não é crítico. Reduza a pressão do óleo abaixo de 3~4k rpm. Não há necessidade de reduzir o lubrificante, a menos que você queira economizar 0,01% de gasolina

2) Não conserte
3) Não conserte

#37 ·
O concessionário da Mercedes consertou de graça. Disse que é um gesto de boa vontade, pois é um problema tão comum. Vá a alguns concessionários da MB e pergunte se eles podem fazer um gesto de boa vontade. É uma peça de 20 dólares, mas cobram de 1500 a 2500 dependendo do concessionário da MB. Se você mora em um lugar que faz frio, a válvula congela e o óleo fica preso. Quando aquece e derrete, pode vazar óleo na fiação e nos componentes elétricos. Eu faria isso consertar. Você pode se virar apenas trocando a peça em vez de tudo e não precisa levantar o motor. Há um vídeo no YouTube sobre como fazer isso. Vou tentar encontrar o link. Eu dirigi com o código por cerca de um ano e logo depois que o inverno esquentou, a válvula deve ter se soltado e derramado óleo por toda parte. O carro entrou em modo de segurança e começou a soltar fumaça por toda parte.