Mercedes-Benz GLA Forum banner

Substituição da bateria principal DIY?

14K views 9 replies 6 participants last post by  firx11  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Gostaria de substituir a bateria principal do meu 2019 GLA 45 AMG (talvez optando por uma Optima Yellow Top H6). Tenho algumas perguntas:

1) Gostaria de substituir a bateria sem ter que redefinir nenhuma memória do sistema. Portanto, estou pensando em apenas conectar uma bateria secundária de 12 V que tenho por perto em paralelo com a bateria instalada, para que, ao remover a bateria instalada, o sistema nunca perca energia. Para isso, gostaria de saber se posso conectar a bateria secundária aos locais mostrados na imagem abaixo (ignore os fios amarelos do carregador de bateria que está atualmente conectado). As linhas brancas traçam o que parecem ser os caminhos dos cabos que conectam os terminais da bateria aos locais em questão. Um voltímetro mostra que a voltagem nos dois locais circulados é a mesma da bateria, e ir do positivo da bateria para o negativo circulado também dá a mesma leitura, assim como ir do negativo da bateria para o positivo circulado - tudo como seria de esperar.

Image

2) Lembro-me de ler em algum lugar sobre a redefinição do alternador para que ele se ajuste à nova bateria. Como essa redefinição é feita? Em alguns fóruns, pelo menos para outros modelos Benz, vejo menção de redefinir um BMS, que presumo significar "sistema de gerenciamento da bateria".

3) Em termos de manter a memória do sistema, seria melhor apenas comprar e aprender a usar um chamado memory saver (sinceramente, não sei nada sobre eles; apenas notei que tal dispositivo existe)?

4) Alguma outra consideração a ser observada ao substituir a bateria principal?

Obrigado,
Andy

Para sua informação, as instruções do manual de serviço para substituição da bateria estão anexadas abaixo. Elas não parecem abordar a redefinição do alternador, a redefinição do sistema elétrico, etc.

Attachments

#2 ·
A redefinição do BMS envolve a introdução de informações da bateria para que o computador possa decidir a voltagem para carregar a bateria. Se você alterar o tipo de bateria, o revendedor precisará usar seu computador para ajustar (registrar) isso. Além disso, os algoritmos de carregamento mudam à medida que a bateria envelhece. Ao redefinir o BMS, as curvas de carregamento também são redefinidas.

Eu troquei a bateria do 45 de Pam de 2017 algumas vezes e nunca precisei me preocupar em perder as configurações. Conectar uma bateria paralela corre o risco de o cabo positivo entrar em curto com a massa ao retirar a bateria antiga ou colocar a nova. Eu não aconselharia isso.

#3 · (Edited)
Entendo. Obrigado, Wayne. Só para esclarecer: a redefinição do BMS é um procedimento que só um concessionário pode realizar? Digamos que eu coloque uma bateria de substituição que seja o mesmo modelo da original, e eu só quero redefinir o BMS para redefinir as curvas de carregamento. Preciso de um concessionário para isso? O que você fez a esse respeito depois de substituir a bateria da Pam? Você apenas agendou um horário com o revendedor e pagou uma taxa fixa para redefini-lo?

Vindo de veículos de 2004, 1983 e 1978, é estranho se acostumar com a noção de que eu nem posso trocar a bateria do meu carro!

É bom saber que nenhuma configuração foi perdida quando a bateria foi trocada no seu 2017. Li que alguns MBZs mais modernos são assim. Se o seu de 2017 for assim, presumo que o meu de 2019 também seria.

Quanto ao risco de curto-circuito ao fazer o procedimento, eu planejei usar papelão/panos para isolar tudo, mas se nenhuma configuração precisar ser redefinida, suponho que não haveria razão para executar outra bateria em paralelo.

No caso de apenas querer redefinir as curvas de carregamento do BMS, pergunto-me se o que é feito no vídeo abaixo é suficiente (vídeo originalmente postado por RamaGLA no tópico relacionado ao tópico: (2) Scanner/tool that will reset/synchronize BMS for new battery? | Mercedes-Benz GLA Forum (glaowners.com) ).

2018 Mercedes GLC-43 Battery Registration - YouTube

#4 ·
Apenas falando por experiência própria, eu troquei a bateria principal algumas vezes (eu estava usando baterias leves por um tempo, lol) e nunca realizei um procedimento BMS.

Acabei de trocar por uma nova e pronto. Não vi nem notei nenhum problema depois.

• Like
Reactions: Wayne
#9 ·
Só falando por experiência própria, já troquei a bateria principal algumas vezes (estava usando baterias leves por um tempo, lol) e nunca realizei um procedimento BMS.

Acabei de trocar por uma nova e pronto. Não vi nem notei nenhum problema depois.
firx11, o que você estava usando para "baterias leves"? Quero colocar íon de lítio antigravidade no meu carro.

#6 ·
Ótimo vídeo. Quão importante é o registro? Eu não sei. Mas se você estiver inclinado a comprar um Foxwell, pode estar com dinheiro na frente em comparação com uma visita a um revendedor.
Sim, é o que eu tenho pensado - além disso, a ferramenta faz vários testes de diagnóstico e afins.

Acabei de fazer o teste da minha bateria gratuitamente na O'Reilly's. O cara que fez o teste foi super legal e conversou um pouco comigo. Ele me disse que eles não trocam baterias em veículos que exigem registro de bateria; eles apenas vendem a bateria e deixam para o cliente instalá-la ou levá-la a outro lugar para instalá-la. Ele disse que eles se deparam com o problema o tempo todo com BMWs mais novos, MBZs, etc. Não conversamos muito mais sobre todo o processo.

• Like
Reactions: Huey52
#8 ·
Eu troquei as baterias principal e auxiliar do meu 2017 AMG GLA45 e nenhuma reinicialização do computador ou quaisquer outros ajustes precisam ser realizados. Depois de substituir a bateria auxiliar, o stop & go volta a funcionar como pretendido. Além disso, quando a bateria auxiliar estava fraca, tive alguns problemas com o carro, a mensagem de falha na transmissão apareceu algumas vezes, dizendo "Pare de dirigir e consulte o revendedor" e o carro disparava, mas depois de substituir a bateria auxiliar, tudo funcionou como novo, sem problemas. Mantenha todas as suas baterias novas!!! A bateria principal foi substituída pela marca Interstate da Costco ($169) e a bateria auxiliar eu encontrei online, uma MB original por $140.