Mercedes-Benz GLA Forum banner

Substituição da correia do alternador 2015 GLA45

76 views 4 replies 3 participants last post by  sam45AMG  
#1 ·
Substituí a correia por volta das 82.000 milhas por uma da MB. Provavelmente a peça MB crítica mais barata que já comprei, menos de US$ 18, recordo-me.
Ferramenta usada para aliviar a tensão do tensor: Amazon.com: 4346 Serpentine Belt Replace Tool for Mercedes Benz M270 Engine Belt Tensioner Wrench Serpentine Belt Tool MM# 270589000700 : Automotive

A ferramenta não encaixou entre o para-lama e o tensor, então tive que lixar um pouco a ponta para que ela realmente encaixasse e pudesse ser instalada por baixo.

Depois que o problema de folga foi corrigido, não consegui alinhá-la corretamente e não tenho certeza se a correia antiga estava muito esticada ou se a estrela na ferramenta não estava fixada corretamente, mas tive que entalhar o protetor inferior para obter ângulo suficiente para inseri-la e ter balanço suficiente para liberar a tensão. Assim que a nova correia foi instalada, eu certamente tive ângulo suficiente para removê-la, então acho que a correia antiga esticou bastante, o que me faz pensar que devo substituí-la sempre que as velas de ignição forem devidas.

Você pode ver o furo na correia antiga nas fotos.

Attachments

#2 ·
Sim, boa ideia substituir com frequência. Tendo tido uma correia serpentina que se partiu comigo, não é divertido num veículo que tem tantos sistemas elétricos como o nosso. Após inspecionar a minha, ela tinha muito pouco desgaste, simplesmente cedeu. O meu técnico diz que estas novas correias não mostram desgaste como as antigas, pelo que a inspeção do estado não é tão útil.

#3 ·
Concordo, o manual apenas diz para inspecioná-lo, não uma quilometragem ou tempo definitivo para substituí-lo. Ainda bem que o fiz quando o fiz, não tenho a certeza quanto tempo mais poderia ter durado. Uma vez retirado, notei muitas rachaduras e outros pequenos danos que muito provavelmente não teriam sido encontrados ao olhar para ele enquanto instalado.

#4 ·
Obrigado pela postagem. Tenho um 2018, então provavelmente precisará ser substituído. Há alguma outra dica? Quanto tempo demorou? Isso deveria ser um trabalho simples. As fotos com a ferramenta da Amazon me ajudam a visualizar o trabalho. Assumo que o esticador pode ser liberado assim que a correia antiga for removida (sem pino) para passar a nova correia?

#5 ·
Demorou algumas horas, mas aqui está o porquê:
1. Eu não percebi que a ponta da chave estrela era apenas um pouco comprida demais para conseguir um ângulo "reto" para o buraco até que eu tivesse esgotado todas as outras opções.
2. Levou um pouco de tempo para lixar, verificar, lixar mais, verificar novamente, etc. Assim que consegui inserir a chave de ferramenta, o ângulo de oscilação era muito curto para soltar o esticador o suficiente para remover a correia. Para obter oscilação e movimento suficientes no esticador, tive que inseri-lo com um dente rotacionado de onde eu estava atualmente. Para fazer isso, tive que cortar o protetor inferior para obter esse ângulo. Talvez tenha sido devido ao esticamento severo da correia, mas acho que é devido à posição em que soldaram a chave no braço. Se eles a tivessem soldado ligeiramente inclinada alguns graus a mais em uma direção, provavelmente eu teria conseguido sem entalhar o protetor inferior. Tenho certeza de que se você conseguir o oficial da MB, será perfeito.
3. Tive que descobrir como roteá-lo corretamente e mantê-lo nas polias enquanto tentava instalá-lo. Se ele escorregasse da polia do alternador, eu teria que sair de baixo do carro e colocá-lo de volta por cima. Fiz isso algumas vezes.
Eu não acho que removi a ferramenta antes de instalar a nova correia, mas talvez sim. O que posso dizer é que assim que você tirar a correia e liberar a tensão, se a ferramenta for até o fim e entrar em contato com algo, então eu não a removeria, mas se o esticador estiver totalmente liberado e não estiver tocando nada, então você poderia remover a ferramenta e instalá-la na mesma posição.
Não, eu não substituí nenhuma polia, rolo ou o esticador. Apenas substituí a correia.
Se eu tivesse que fazer isso de novo, não levaria nem metade do tempo, mas ainda assim mais tempo do que em outros veículos. No meu Toyota Corolla 2003, posso substituir essa correia em menos de alguns minutos, provavelmente em menos de 1 minuto com algumas tentativas.
Dicas:
Planeje algumas horas ou mais, não se apresse. Poder se enfiar debaixo do carro com segurança ajudará a economizar muito tempo; eu tinha a frente em cavaletes. Se algo não estiver funcionando corretamente, dê um passo para trás, olhe novamente e veja o que você pode ver. Seja paciente, tente não ficar frustrado, pode levar algumas tentativas.
Deixe-nos saber como corre.